sábado, 26 de fevereiro de 2011

Discovery se acopla com sucesso à Estação Espacial Internacional

A nave Discovery chega a Estação Espacial Internacional e se acopla sem problemas



Robonaut 2: o primeiro robô humanóide a fazer uma viagem espacial
A nave Discovery se acoplou neste sábado à Estação Espacial Internacional (ISS) com seus seis tripulantes e um módulo carregado de peças de reposição, de equipes e do Robonaut 2, o primeiro robô humanoide a viajar ao espaço. 

O comandante Steve Lindsey e o piloto Eric Boe executaram sem contratempos a manobra de acoplamento, que foi concluída às 16h14 do horário de Brasília, dois minutos antes do previsto. 

A nave foi lançada na quinta-feira do Centro Espacial Kennedy na Flórida para empreender uma última missão de 11 dias antes que a Nasa a retire de funcionamento. 

A chegada do Discovery aumenta o peso da ISS até 545 toneladas, um recorde de massa já que tem acoplado, pela primeira vez ao mesmo tempo, a nave, os módulos espaciais ATV e HTV e as naves russas Soyuz e Progress. 

A operação começou três horas antes do acoplamento, quando a tripulação ligou o motor esquerdo do Sistema de Manobra Orbital durante 11 segundos, para colocar a nave na rota correta rumo à ISS. 

Por volta das 15h15 do horário de Brasília, o comandante Lindsey começou a manobra conhecida como "cambalhota para trás", para permitir que os astronautas da estação espacial tirem fotografias das placas que protegem o Discovery contra o calor. A nave descreveu a continuação até posicionar-se a 94 metros na frente da Estação, para permitir que o complexo espacial o interceptasse à hora prevista. 

Os tripulantes do Discovery serão recebidos em cerimônia especial na ISS, um momento muito esperado dentro da última missão da nave. Dois dos astronautas, Alvin Drew e Steve Bowen, protagonizarão a seguinte etapa da missão na segunda-feira, com o primeiro de seus dois passeios espaciais previstos, que durará seis horas e lhes permitirá instalar uma câmera na estrutura da estação, a fim de criar um ponto de conexão entre o espaço e a Terra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário