sábado, 26 de fevereiro de 2011

Google e Nasa planejam internet interplanetária

Em entrevista a CNN, Vint Cerf, vice-presidente mundial do Google e "pai da internet", afirmou que o Google pretende instalar um servidor de protocolos "interplanetários" de internet dentro de uma nave espacial ainda em 2011.



“Existe um projeto chamado Internet Interplanetária sendo testada na ISS (Estação Espacial Internacional). Estou trabalhando nela desde 1998 com a NASA”, disse Cerf ao ser questionado por um telespectador se um dia haverá conexão à internet em outros planetas.
“Novos protocolos serão necessários para se fazer as comunicações interplanetárias. Porque o atual sistema TCP/IP [o protocolo em que se baseia a internet atual] simplesmente não funciona em viagens de longa distância”, explicou.
"Estamos quase prontos para fazer a comunicação com Marte e missões que ocorrerão em 2015 e 2016. Algumas pessoas dizem: ‘É um maluco, espera se comunicar com extraterrestres?’ E eu digo: ‘Não, eu espero que as naves espaciais possam se comunicar entre elas e com a Terra’. É para isso que servem os novos protocolos”, disse ainda Cerf.
O executivo também comentou sobre a nave Epoxi, que está em órbita do Sol, já está equipada com os protocolos interplanetários (codenome Bundle) para testa-los. Ele acrescenta que ainda é preciso padronizar a tecnologia e tornar disponível aos países que exploram o espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário