sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cientistas encontram petróleo no espaço

A Nebulosa Cabeça de Cavalo está sendo chamada pelos astrônomos de "refinaria cósmica". [Imagem: ESO]


Se o petróleo é razão de grandes disputas econômicas e, por vezes, até militares aqui na Terra, na nebulosa  apelidada de Cabeça de Cavalo as substâncias que compõem o “ouro negro” podem ser hiperabundantes.
É o que revela a pesquisa dos astrônomos do Instituto Max Planck, da Alemanha. Pela primeira vez, foram encontradas moléculas interestelares de C3H+, que integra a família dos hidrocarbonetos - partículas fundamentais na composição do petróleo. 
De acordo com o estudo, a nebulosa contém 200 vezes mais hidrocarbonetos do que a quantidade total de água em nosso planeta. A reserva fica na constelação de Órion e está a cerca de 1.400 anos-luz de distância da Terra (ou 26 milhões de anos de viagem da nave Voyager 1, a mais rápida da Terra).
Uma das explicações para os níveis “inesperadamente elevados” de hidrocarbonetos na nebulosa é a proximidade a uma estrela maciça, que brilha intensamente na região. O “petróleo” surge da fragmentação de moléculas gigantes, os hidrocarbonos policíclicos aromáticos(ou PAHs). Essas grandes partículas sofrem erosão com a radiação ultravioleta e se desintegram, criando uma grande quantidade de pequenos hidrocarbonetos.
A equipe fez um estudo químico completo da Nebulosa Cabeça do Cavalo, usando um radiotelescópio de 30 metros do Instituto de Radioastronomia Milimétrica, na Espanha. A descoberta confirma que a região é uma espécie de refinaria cósmica e pode ajudar a entender se esse tipo de óleo é realmente um composto fóssil ou tem origem mineral.
O que são nebulosas
Nebulosas são gigantescas nuvens de poeira, hidrogênio e plasma onde há formação de estrelas e, por tabela, de sistemas planetários. São formações astronômicas muito brilhantes e geralmente de fácil observação no céu, desde que com os instrumentos adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário