terça-feira, 13 de setembro de 2011

A teoria do "golfe lunar". Digo,conquista Lunar.


Bolas de golfe,sacos de xixi e jipes. Tudo isso está espalhado na Lua. E tem mais: Oxigênio, água e combustível precioso também estão em abundância no nosso satélite - que aliás, garante a nossa sobrevivência aqui na Terra.


Pedaços da Terra
Há 4,45 bilhões de anos, um planeta do tamanho de Marte chamado Theia colidiu com a Terra, foi destruído e arrancou parte da camada mais externa do nosso planeta. Foi desses destroços que nasceu a Lua. Ela é 95% de rocha igualzinha as que estão aqui. Foi o que descobriram os cientistas ao analisar amostras lunares.


Bugigangas
Na primeira viagem a lua, ficaram por lá uma bandeira americana, uma placa de metal, jipes, câmeras e tripés que transmitiram as imagens do solo Lunar. Em 1971 foram deixadas pra trás duas bolas de golfe jogadas por Alan Shepard. Também há alguns objetos dos astronautas, como roupas, botas, ferramentas e até sacos de xixi. Estima-se que eles levaram 382 quilos de pedras lunares e que essa mesma quantidade de objetos ( lixo? ) foi abandonada.


Fita métrica
Espelhos refletores deixados na Lua, para que  pudesse medir a distância entre o nosso planeta e o nosso satélite. É simples, basta lançar um laser daqui e fazer um calculo de retorno da luz. Assim se tornou possível medir a distância exata da Lua: 384.000 km.
São quase 10 viagens de ida e volta ao Japão. Os espelhos comprovam outra coisa ainda mais importante, que de fato estivemos na Lua .


Lar doce Lar
A Nasa comprova: há gelo nos polos lunares dentro de crateras que não pegam sol. Mas a grande descoberta é a água em estado líquido - quer dizer, moléculas de água. E também de um mineral capaz de gerar oxigênio: a ilmenita, um oxigênio de titânio que, se exposto ao calor, libera oxigênio. E a Lua está pronta para virar nossa casa: tem água, oxigênio e combustível. 


Vida na Terra
Saber a distância certa até a Lua fez com que os astrônomos percebessem algo estranho: todos os anos a Lua se distância da Terra cerca de 1 a 3 cm. Isso é causado pelo bojo de maré, pois todo corpo exerce atração gravitacional sobre outro corpo, e a lua acaba atraindo os oceanos, fazendo com que as mares aumentem e empurre a Lua um pouco mais para traz.
 A cada orbita da lua em torno da Terra ela desacelera a rotação do nosso planeta, sem a Lua a Terra giraria bem mais rápido e isso teria afetado a evolução da vida como a conhecemos.


Fonte: http://www.nasa.gov/

Nenhum comentário:

Postar um comentário