segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Usinas de energia nuclear para Lua e Marte são projetadas

Ilustração de um artista do que uma base lunar pode parecer.

Os seres humanos não irão viver em Marte ou na Lua tão cedo, mas os cientistas querem  superar um grande obstáculo na rota para a habitação interestelar: eletricidade.
Cientistas do Departamento de Energia dos EUA do Idaho National Laboratory tem projetado uma usina nuclear do tamanho de uma mala que pode alimentar até oito casas de tamanho normal.  Graças ao seu tamanho e durabilidade, o gerador pode fornecer energia não só na Terra, mas na Lua, em Marte, ou qualquer outro local .

Enquanto a maioria das usinas nucleares geram centenas ou milhares de megawatts de eletricidade, este gerador portátil criaria apenas 40 kilowatts. Este pequeno tamanho é ideal para o tipo de condições visto no espaço. 
O gerador é mais flexível e pode ser colocado em crateras ou cavernas em planetas desabitados, por exemplo. Também é exponencialmente menos pesado do que o padrão das usinas nucleares, que é o essencial para um gerador funcionar adequadamente no espaço,  disse James Werner, principal pesquisador do projeto.

A equipe planeja construir uma demonstração física da unidade para  testar as suas capacidades no próximo ano.
Astronautas usam atualmente células solares - que convertem luz em energia. No entanto, fontes de luz pode não ser consistente ou confiável no espaço, principalmente em locais mais distantes do sol. Esta usina de energia nuclear poderiam gerar um maior, e muito mais confiável,  fornecimento de eletricidade.

Energia nuclear tem sido uma questão controversa aqui na Terra, graças a vários acidentes superaquecimento que levaram a desastres catastróficos, como o de Chernobyl.                                        No entanto, esses incidentes não constituiria uma ameaça aos astronautas usando esse reator portátil,     "Não haveria perigo de colapso", disse Werner. "Por causa do nível de potência baixo, é muito seguro. Se nós tivermos uma situação onde o poder falhou, o reator em si seria apenas desligado."


Fonte: http://www.foxnews.com/scitech/2011/08/29/miniature-nuclear-reactor-to-power-mars-and-moon-colonies/

Nenhum comentário:

Postar um comentário