segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nasa diz que Estação Espacial Internacional deverá ser abandonada





Se a Rússia não resolver logo os problemas com o lançamento de foguetes, todos os seis astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) deverão voltar à Terra em novembro. Será a primeira vez, desde 2000 que a estação ficará desabitada. A ISS será abandonada por medida de segurança, já que não haverá naves para resgatá-los em caso de emergência.

Hoje, a agência espacial da Rússia, a Roscosmos, anunciou a decisão de adiar o envio da próxima missão para a ISS. A medida foi tomada depois que uma nave de carga não-tripulada, a Progress, não conseguiu atingir a órbita da Terra após lançamento na semana passada por um foguete do tipo Soyuz, o mesmo usado para o transporte de astronautas, e caiu na Sibéria.

Segundo Alexei Krasnov, chefe das operações tripuladas da Roscosmos citado pelas agências de notícias russas RIA Novosti, ITAR-Tass e Interfax, o retorno dos astronautas Ronald Garan, dos EUA, e dos russos Andrey Borisenko e Alexander Samokutyaev será adiado do próximo dia 8 de setembro para 16 de setembro. Já o próximo lançamento de tripulantes para substituí-los na ISS, inicialmente previsto para 22 de setembro, será atrasado até o fim de outubro ou início de novembro. Porém, se os problemas com os foguetes persistirem todos os astronautas ficarão na ISS até novembro e usarão a uma pequena nave Soyuz de emergência para retornar à Terra, deixando a ISS vazia.

Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais da Nasa, no mês passado, o sistema russo Soyuz é o único disponível para levar e trazer pessoas da estação.



Fonte: http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110829170026&assunto=18&onde=Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário