quinta-feira, 7 de julho de 2011

O próximo passo da exploração espacial

O Multi-Purpose Crew Vehicle (MPCV), apresentado em 05/2011. // Crédito: Lockheed Martin
O programa dos ônibus espaciais, iniciado na década de 1960, está prestes a ser encerrado. A Agência Espacial Norte-Americana tinha o plano de voltar à Lua com o programa Constellation, mas ele foi cancelado por Barack Obama no final de 2010. No entanto, a Nasa já trabalhava na construção de um veículo de transporte de astronautas para esse último programa espacial. O Orion ou veículo multi-propósito tripulado (MPCV) – como foi renomeado – , é construído pela empresa Lockheed Martin e foi apresentado em maio desse ano como a solução para as viagens espaciais tripuladas.

O MPCV foi desenhado para ir além das distâncias percorridas pelos ônibus espaciais, capazes de explorar apenas a órbita próxima da Terra, um perímetro que vai de 160 a 2 mil quilômetros da superfície de nosso planeta. O novo veículo, desenvolvido principalmente para transportar astronautas até a Estação Espacial Internacional, poderia ser usado para viagens bem maiores, como chegar à Marte. Seu primeiro teste está programado para acontecer em 2013; e o primeiro voo tripulado poderá ser em 2016.

Agora o veículo é avaliado nas instalações de testes verticais da Lockheed Martin, no estado do Colorado (EUA) para que os desenvolvedores chequem se ele vai aguentar as drásticas condições espaciais mais afastadas da Terra. Em um comunicado à imprensa, a empresa afirma que o veículo apresenta uma solução à exploração espacial dentro do orçamento atual.
O MPCV seria levado ao espaço pelo veículo de lançamento Ares I. Com o fim do programa Constellation, será impelido pelo Sistema de Lançamento Espacial (SLS), em desenvolvimento pela NASA. O SLS é criado a partir de uma junção dos Ares I e V e aproveitando elementos do sistema de lançamento dos ônibus espaciais.


Assista ao vídeo (em inglês) sobre o veículo:




Fonte: http://revistagalileu.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário