sábado, 2 de julho de 2011

Astronautas abandonam estação para evitar choque com lixo espacial



Os seis tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) foram obrigados a evacuar a estação e buscar abrigo em duas naves de resgate nesta terça-feira (28). O motivo foi o risco de uma grande quantidade de lixo espacial se chocar com a estação.

Os astronautas evacuaram a estação 18 minutos antes de o detrito passar a cerca de 250 metros da estação, e retornaram a suas atividades depois de cerca de meia hora. “Havia um pedaço de detrito espacial que chegou próximo da estação e nós não tomamos conhecimento dele a tempo de realizar uma manobra", explica Stephanie Schierholz, porta-voz da Nasa, a agência espacial americana.

Detritos espaciais são objetos que se encontram em órbita ao redor da Terra, mas não desempenham nenhuma função útil – partes de naves espaciais ou satélites desativados. Segundo a porta-voz da Nasa, os detritos são monitorados pela tripulação, mas por motivo de segurança, os astronautas são evacuados quando algum pedaço de lixo se aproxima. Em março de 2009, os tripulantes também foram forçados a evacuar devido à proximidade de lixo espacial.

A Estação Espacial Internacional está em órbita desde 1998, e é mantida por 16 países. Atualmente, a tripulação é composta por três astronautas russos, dois americanos e um japonês.



Fonte: gamevicio.com.br

O Mecânica já avia falado sobre lixo espacial e o que a NASA estava pretendendo fazer a respeito desses restos de naves e satélites que orbitam o planeta terra mesmo não estando em funcionamento. Veja o artigo completo no link abaixo.
http://mecanicadouniverso.blogspot.com/2011/03/nasa-estuda-utilizacao-de-lasers-para.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário