sábado, 19 de fevereiro de 2011

Um retrato de família do Sistema Solar, de dentro para fora



Como séria uma foto do sistema solar se estivéssemos em outro planeta ?
satélites galileanos de Júpiter
(Calisto, Ganimedes, Europa e Io)
Foto: NASA



A sonda Messenger fez exatamente isso por juntar o primeiro retrato do nosso sistema solar a partir de dentro olhando para fora. Composta por 34 imagens, o mosaico oferece um complemento para o retrato do sistema solar - de fora  - obtida pela Voyager 1 em 1990.

"Obter esse retrato foi um feito fantástico pela equipe mensageiro", diz o investigador principal MESSENGER Sean Solomon, da Instituição Carnegie de Washington. "Este retrato da nossa vizinhança também nos lembra que a Terra é um membro de uma família planetária que foi formada por processos comuns de quatro e meio bilhões de anos atrás. Nossa nave está prestes a orbitar o membro mais íntimos da família, aquele que detém muitos novos respostas sobre como os planetas semelhantes à Terra são montados e evoluir. "

Wide Angle Camera MESSENGER (WAC) capturaram as imagens em 3 de novembro e 16 de 2010. No mosaico, todos os planetas são visíveis, com exceção de Urano e Netuno, que - em distâncias de 3,0 e 4,4 bilhões km - eram muito fracos para detectar. a lua da Terra e os satélites galileanos de Júpiter (Calisto, Ganimedes, Europa e Io) pode ser visto na imagem . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário