domingo, 20 de fevereiro de 2011

49 anos que John Glenn entrou em órbita da Terra


E hoje  faz exatamente 49 anos que John Herschel Glenn Jr. o primeiro astronauta norte-americano entrou em órbita da Terra a bordo da cápsula espacial Friendship 7, em 20 de fevereiro de 1962.

Friendship 7 foi o terceiro vôo tripulado do Projeto Mercury, o primeiro projeto tripulado do programa espacial dos EUA, que tinha como um de seus objetivos estabelecer a superioridade dos EUA no espaço, e suplantar as conquistas espaciais soviéticas. A médio e longo prazo, um dos objetivos era preparar a tecnologia que iria levar homens a Lua. O projeto foi seguido pelo Projeto Gemini e o Projeto Apollo. 


Em 29 de outubro de 1998, participando de uma experiência para avaliar o comportamento de pessoas da terceira idade no espaço, John Glenn, aos 77 anos, voltou pela segunda vez à órbita terrestre, desta vez como membro da tripulação do ônibus espacial Discovery, na missão STS-95 que durou dez dias.


Glenn é um dos 28 homens e mulheres a terem recebido até hoje a Medalha de Honra Espacial do Congresso, a maior condecoração concedida pelo governo dos Estados Unidos a astronautas que tenham realizado algum feito extraordinário para a nação ou para a Humanidade, no desempenho de alguma missão espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário