segunda-feira, 12 de novembro de 2012

NASA testa internet interplanetária

Fonte: speedyembsa.blogspot.com


A internet tornou-se uma parte integral da vida das pessoas pelo mundo, mas a web poderia existir no espaço? Pesquisadores da NASA, não felizes em continuar presos no sistema terráqueo, estão empurrando as fronteiras das redes de comunicações ao testar o que poderemos chamar futuramente de internet interplanetária. 

Trabalhando em conjunto com a Agência Espacial Europeia (essa), a NASA tem usado seu programa Disruption Tolerant Networking (DTN) para testar operações de rede que replicam algumas das funções da internet, como enviar mensagens para longas distâncias. Em adição as mensagens, o astronauta Sunita Williams usou o DTN para controlar um pequeno robô LEGO em um laboratório através de um notebook da NASA na Estação Espacial Internacional. O experimento foi desenvolvido para similar um cenário onde um astronauta dentro da nave poderia controlar remotamente um robô do lado de fora.

A demonstração mostrou a viabilidade de usar uma nova infraestrutura de comunicações para enviar comandos a um robô e receber imagens/dados de volta”, disse Badri Younes, da NASA, em declaração.

O DTN experimental que testamos da estação espacial pode um dia ser usado por humanos em naves orbitando Marte para robôs no planeta, ou da Terra usando satélites como estações”, disse Younes.

De acordo com a NASA, o sistema DTN usa um sistema similar ao Internet Protocol chamado “Bundle Protocol”, um arquitetura análoga que torna a ideia de construir uma internet interplanetária mais fácil de visualizar. Eventualmente, o sistema DTN pode tornar-se um meio primário de comunicação com missões espaciais mais profundas bem como comandar missões mais longínquas.

Fonte: http://www.pcmag.com.br/noticias/nasa-testa-sistema-de-internet-interplanetario

Nenhum comentário:

Postar um comentário