sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Curiosity revela semelhança entre solos de Marte e do Havaí

Foto: http://www.dw.de/

A  sonda Curiosity enviada pela agência espacial americana Nasa a Marte descobriu que o solo do planeta é semelhante ao do Havaí.


Um instrumento chamado CheMin, colocado na sonda Curiosity, analisou com raio-X partículas do terreno marciano. O objetivo é descobrir pistas sobre a história geológica recente do planeta. Como os cientistas já desconfiavam, a maior parte do solo é composta por materiais basálticos de origem vulcânica, exatamente como o terreno das ilhas do Havaí, nos Estados Unidos.
As amostras tiradas em Marte contêm tanto poeira que estava a milhares de quilômetros do local da sonda, mas foi trazida por tempestades, quanto areia originária da região.
"Até agora, os materiais que a Curiosity analisou são consistentes com nossas ideias iniciais que tínhamos sobre a cratera Gale, mostrando uma transição no tempo de um ambiente úmido para um seco", diz David Bish, um dos pesquisadores do projeto CheMin.
Foto: http://www.dw.de/
O robô utiliza imagens de raio-X para revelar estruturas atômicas de cristais no solo marciano. Foi a primeira vez que a tecnologia, conhecida como difração por raio-X foi usada para análise de solo fora da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário