sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sonda Dawn revela a composição do asteróide Vesta




A sonda espacial Dawn, da NASA, revelou novos pormenores sobre a composição do asteróide gigante Vesta. Descobriu ferro (Fe) e magnésio (Mg) em abundância, a temperaturas entre os -10 e os -100 graus centígrados. A sonda conseguiu também encontrar novas pistas sobras as alterações de temperatura do corpo, assim como a sua estrutura interna.
Os dados foram apresentados na reunião da União Europeia de Geociências, em Viena de Áustria, um encontro em que se pretende ajudar os cientistas a entender melhor os primórdios do Sistema Solar e os processos que dominaram a sua formação.


As imagens foram registadas a  680 quilómetros acima da superfície do asteróide e mostram uma grande variedade de minerais à superfície da rocha, muitos deles compostos de ferro e magnésio. Esta composição encontra-se com frequência nas rochas vulcânicas da Terra. As imagens também revelam brechas de rochas fundidas, que terão sido produzidas durante os impactos contra detritos espaciais.
Harald Hiesinger, um dos autores do estudo, assinalou que com esta descoberta poderá estudar-se a pormenor a variedade de rochas que compõem a superfície do asteróide. Além disso, na cratera Tarpeya, perto do pólo sul de Vesta, as imagens revelam faixas de minerais que se estendem pelas encostas íngremes da cratera.
As camadas mais próximas da superfície do asteróide evidenciam uma contaminação de rochas espaciais que 'bombardearam' o asteróide, enquanto as camadas mais abaixo preservam a maior parte das suas características originais.



Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=53972&op=all

Nenhum comentário:

Postar um comentário