quarta-feira, 18 de abril de 2012

Nasa divulga imagem da nebulosa de Tarântula no 22º aniversário do Hubble

Imagem da nebulosa de Tarântula divulgada pela Nasa (Crédito: NASA / ESA / ESO)


A Nasa divulgou nesta terça-feira (17) a foto da formação estelar conhecida como “30 Dourados” em comemoração ao 22º aniversário do Telescópio Espacial Hubble. A imagem é, na verdade, um mosaico de imagens capturadas da nebulosa de Tarântula, localizada a 170 mil anos-luz da Terra, dentro da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia que gravita em torno da Via Láctea.

A área fotografada possui  grande instabilidade, já que estrelas nascem em um ritmo acelerado e por isso tem sido um campo muito estudado pela Nasa. Astrônomos têm conseguido acompanhar visualmente o ciclo de vida de estrelas, desde novas estrelas às grandes explosões de supernovas. "30 Dourados é a mais brilhante região de formação estelar na nossa vizinhança galáctica e casa para as estrelas mais massivas que já vi", alega um funcionário  que trabalha com o telescópio Hubble. 

O “30 Dourados” é um aglomerado de estrelas chamado NGC 2070, com 2 milhões ou 3 milhões de anos, relativamente jovem para os astrônomos.  As cores vistas nas imagens são criadas por gases quentes: o  hidrogênio aparece em vermelho e  o oxigênio aparece em azul.

Para gerar a nova imagem da nebulosa de Tarântula, os cientistas combinaram observações feitas pelo Hubble e pelos telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), instalados no Chile.


Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/nasa-divulga-imagem-nebulosa-tarantula-22-aniversario-hubble.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário