Este deverá ser um dos eventos mais espectaculares que a NASA irá proporcionar em anos, mas na verdade é a mãe natureza que deverá orquestrá-lo.
O satélite UARS é um satélite que já não está mais em funcionamento, o qual deverá cair para a terra nas próximas semanas. Porém, que toda sua sabedoria técnica, a NASA e a Força Aérea dos EUA não são capazes de dizer onde exatamente, nem quando a reentrada do satélite na atmosfera ocorrerá. Somente a mãe natureza sabe, e ela não está contando para ninguém
O fato é que as incertezas na densidade atmosférica sobre um período de tempo impedem a previsão de um tempo e lugar preciso para este evento. Esta incerteza é de aproximadamente 20% da previsão. Em outras palavras, se a NASA prever que a reentrada será em 20 dias, então o evento pode ocorrer entre 16 e 24 dias.
Assim, não saberemos em qual órbita o objeto cairá até algumas horas antes do evento.
As boas novas são que a maior parte da superfície terrestre é coberta com água. Mesmo as massas de terra firme são geralmente escassamente populadas.
O UAES é do tamanho de um ônibus escolar e espera-se que muitas das peças deste satélite de 5.600 quilos alcance o solo, espalhadas por uma área de 800 km.
Assim, vamos ficar alertas para não confundir os pedaços incandescentes deste satélite com algo extraterrestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário