segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Missão da NASA pode contaminar Marte

Concepção artística da Curiosity em solo marciano // Crédito: NASA/JPL-Caltech
A panspermia é uma teoria que defende que a vida na Terra começou por causa de um meteoro que atingiu o planeta há bilhões de anos atrás. Ele teria trazido as primeiras bactérias, que teriam colonizado o planeta. Até hoje não existe nada que comprove a teoria. No entanto, estamos a ponto de comprovar que ela valeria no sentido inverso. A próxima nave enviada da Terra em direção a Marte pode carregar acidentalmente micróbios que vão colonizar o planeta vermelho.


Pelo menos é o que diz um estudo dos microbiólogos Andrew Schuerger e Krystal Kerney, que trabalham no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. Eles simularam as condições que a Curiosity, o veículo que a NASA enviará ao planeta em agosto de 2012, irá enfrentar e descobriram que ela pode sim levar vida até Marte.

As chances, no entanto, são baixas. Antes de sair da Terra, os veículos espaciais costumam ser esterilizados até 4 vezes, para evitar esse tipo de contágio. Além disso, os micróbios que sobreviverem ao procedimento têm de enfrentar a radiação e os raios cósmicos que receberão no espaço – 75% deles morreriam nesse estágio. E as bactérias que conseguissem chegar até Marte ainda teriam que resistir às condições nada amigáveis do planeta, com altíssimos graus de radiação ultra-violeta e concentração de dióxido de carbono na atmosfera.

A Curiosity irá usar um paraquedas para pousar suavemente direto no solo de Marte. É esse contato imediato com o chão que pode proteger as bactérias. Os veículos que foram enviados anteriormente ao planeta desciam em plataformas de pouso, onde ficavam por alguns dias antes de explorar o solo. Quando simularam as condições dessas plataformas por 6 horas, os cientistas viram que 96,6% das bactérias foram mortas. Segundo os pesquisadores, com mais de um dia de exposição, não haveria sobreviventes.

Mas, ao simular o contato direto da Curiosity, eles descobriram que o solo e a poeira do planeta poderiam servir de proteção aos micróbios. Na simulação, 31,7% das amostras mostraram o aumento do número de bactérias após o pouso. Depois de 24 horas de exposição às condições de Marte, o nível de contaminação diminuiu 50%, mas ainda era alarmante. Agora, eles pretendem simular as condições do planeta por 8 dias, para ver se ainda existiriam sobreviventes.


NASA/JPL
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI267673-17770,00-MISSAO+DA+NASA+PODE+CONTAMINAR+MARTE.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário