terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Fim do Mundo não esta próximo

por Venâncio Neto



Olhemos ao nosso redor e vejamos que como outras estrelas a nossa também deixara de existir. Tendo assim o mesmo fim de incontáveis outros sistemassolares que vieram antes e que possam vir depois dele. 
Nesse exato momento o sol esta na metade do seu ciclo de vida e dessa forma ficando maior e mais quente, cerca de 6% a cada bilhão de anos.
Dentro de aproximadamente 5 bilhões de anos a temperatura do Sol poderá chegar a incríveis 112 milhões de graus. Dessa forma podemos imaginar que a vida na terra a muito tempo já devera ter sumido, deixando assim apenas a lembrança de um planeta que um dia podia ter uma imagem a distancia de se mesmo. 
Tudo o que foi construído, tudo o que foi descoberto será perdido e não a nada que possamos fazer pois esse é o destino inevitável do nosso planeta. Ao chegar a essa temperatura a Terra será apenas uma esfera de rocha fundida irreconhecível, bem diferente do que conhecemos hoje.
Mas isso não é tudo que o Sol tem a nos mostrar. Enquanto consome seu combustível o sol irá se expandir, transformando-se no que chamamos de gigante vermelha e passara do objeto que nos deu a vida ao que nos levara a morte.
Dentro de 7 Bilhões de anos o sol terá 200 vezes a massa que tem hoje, com cerca de 321 milhões de Km de diâmetro. Tão grande que eliminara os planetas mais próximos, um após outro. Mercúrio, Vênus e muito provavelmente a Terra.
A próxima fase dura menos que a anterior. Em apenas 100 mil anos o Sol passa de uma estrela gigante fria a uma estrela pequena e quente, uma "anã branca". Então, esgotados seus principais combustíveis nucleares, o hidrogênio e o hélio, não haverá mais produção de energia. O Sol irá esfriar calmamente até se transformar em uma "anã negra", espécie de cinza invisível no céu.
Bom, dês de já afirmo que não sei ao certo quando o nosso planeta acabara. Mas para os que estão preocupados com seus investimentos acho que é um pouco cedo de mais. 

5 comentários:

  1. Sem dúvidas, um assunto muito polêmico por envolver a ciência e religião.

    ResponderExcluir
  2. tem algum bom motivo pra massa do sol aumentar ? nunca ouvi falar disso

    ResponderExcluir
  3. Tipos de morte das estrelas

    Somente as estrelas com 1,4 de massa solar entram em colapso quando chegam ao fim da vida, podendo chegar a alguns fins diferentes, dependendo da massa final, da sua composição na hora do colapso, etc... elas podem se tornar supernovas tipo 2, ou seja, elas explodem jogando materia nova no espaço para a formação de novos sistemas solares, estrelas de neutrons quando a contração é equivalente a explosão , mas a massa é muito alta, ou por fim, buracos negros, quando a força gravitacional é muito maior a expansão final da explosão estelar, o que leva a uma aglomeração de densidades absurdas que leva a um ponto gravitacional que suga qualquer coisa ao seu redor, até a luz....

    ResponderExcluir
  4. Por que o Sol ira aumentar de tamanho?

    O sol é formado principalmente de hélio e hidrogênio. Como ele consome o hidrogênio para liberar energia, com bilhões de anos esse combustível ira acabar e ele passara a consumir o próprio hélio assim aumetando o seu tamanho

    ResponderExcluir
  5. Pelo sol ñ esta perto do fim, mas existem outras maneiras para o fim do mundo...como asteróides e explosão raios gamas resultante de uma supernova.

    ResponderExcluir