segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Nasa acorda robô espacial pela primeira vez

Ideia é que robô sirva de "ajudante de astronauta"



Os técnicos da Nasa (agência espacial dos EUA) “acordaram” o robô espacial Robonaut nesta segunda-feira (22) – é a primeira vez que a máquina é acionada desde que chegou ao espaço, em abril. Por enquanto, a técnica envolve apenas enviar energia para os comandos do robô, que só vai começar a se mover na semana que vem.
O robô está sendo testado para servir como um “assistente de astronauta”. No dia 1º de setembro, os técnicos da agência vão mandar a máquina, que foi levada ao espaço pelo ônibus espacial Discovery, mover dedos, mãos e braços.
Nicolaus Radford, gerente do projeto, diz que, como Robonaut está “dormindo” há quase um ano, ele precisa “espreguiçar” um pouco.
– Assim como os astronautas precisam se acostumar com a falta de gravidade, nosso robô tem de fazer algo parecido. Ele tem de se balançar um pouco e aprender a se mover.
Por enquanto, apenas a parte da cintura para cima do robô está no espaço. Um par de pernas está em processo de desenvolvimento e deve ser mandado ao espaço em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário