terça-feira, 21 de junho de 2011

Robô vai buscar indícios de vida em Marte

Em agosto de 2012, o Curiosity chega ao Planeta Vermelho em busca de indícios de vida

A NASA divulgou novas imagens de seu veículo Curiosity, que deve avaliar a existência de vida em Marte a partir do ano que vem. O robô passou por um teste de mobilidade em 3 de junho no Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, na Califórnia. Em breve, o veículo será transportado ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, que realizará seu lançamento até novembro.

O Curiosity é a mais nova ferramenta do Programa de Exploração de Marte. Seu objetivo é descobrir se o planeta teve algum dia ambiente capaz de suportar vida microscópica – e, se sim, se possui condições que preservaram seus indícios.
São dez instrumentos científicos elaborados para examinar pedras, solo e atmosfera em Marte. Um laser, por exemplo, irá vaporizar pedaços de rocha à distância enquanto outro buscará compostos orgânicos. Cada roda do veículo tem um motor independente, o que o permite girar 360º sem sair do lugar.
Com 2,8 metros de comprimento, o Curiosity tem o dobro do tamanho de seus antecessores, o Spirit e o Opportunity. Ele deve chegar a Marte em agosto de 2012, pousando com a ajuda de um paraquedas.
Fonte: exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário