terça-feira, 12 de abril de 2011

Interceptações de rádio contam histórias de 'cosmonautas perdidos'

Gagarin NÃO foi o primeiro...



É o que diziam  os irmãos italianos Achille e Giovanni Battista Judica Cordiglia.
Com o aniversário de 50° anos do primeiro vôo tripulado ao espaço, abriram-se discussões no mundo de que Yuri Gagarin não teria sido o primeiro homem no espaço.

Como todos sabemos a história reconhece Yuri Gagarin como o primeiro homem a ter viajado para fora da Terra, mas há quem duvide. E há argumentos para tal. Como o programa espacial soviético era muito fechado e não publicava informações, existe uma corrente que acredita que Gagarin tenha sido o primeiro a pousar com sucesso, mas que, antes dele, cosmonautas tenham morrido em missões fracassadas.
Essa crença se baseia em supostas interceptações de sinais de rádio que teriam sido emitidos de naves tentando estabelecer contato com as bases soviéticas em terra.
Os irmãos italianos Achille e Giovanni Battista Judica Cordiglia providenciam um rico material nesse sentido. Nas décadas de 1950 e 1960, por hobby, tentaram interceptar sinais que vinham do espaço – não só os da União Soviética, como também os dos EUA – e possuem uma vasta coleção de gravações. A história deles é contada no documentário de TV “I pirati dello spazio” (Os piratas do espaço), 2007, uma produção conjunta de Itália e França.
Com uma antena de rádio montada no telhado do prédio em que moravam em Turim, e com os aparelhos para escuta no quarto de dormir, eles começaram a captar os sinais em outubro de 1957. “Fomos os primeiros na Europa a escutar o famoso bip-bip”, conta no filme Giovanni Battista, referindo-se ao Sputnik, primeiro satélite lançado pela URSS.
No mês seguinte, os soviéticos mandaram ao espaço a cadela Laika, primeiro ser vivo a fazer tal viagem. E os irmãos Judica Cordiglia contam que interceptaram sinais deste lançamento também. Achille era estudante de medicina e identificou os batimentos cardíacos do animal. Para ter certeza, eles acordaram o pai – que era médico e professor universitário – e auscultaram seu cachorro de estimação para comparar os sons, conta o filme.
Cosmonautas perdidos
O dia 28 de novembro de 1960 trouxe as gravações que servem como argumento mais forte contra a versão de que Gagarin foi o primeiro homem no espaço. O Observatório Radioastronômico de Bochum, na então Alemanha Ocidental, comunicou que havia recebido sinais diferentes dos que costumavam vir dos satélites soviéticos.
Os irmãos Judica Cordiglia também captaram aqueles sinais, e ouviram também uma mensagem de SOS em código Morse. Baseando-se no efeito Doppler, eles perceberam que a nave estava se afastando cada vez mais da Terra, em vez de seguir a órbita.
O sinal de rádio compreendia, mais uma vez, o que eles afirmam serem sinais de vida. Segundo Achille, era possível ouvir respiração e batimentos cardíacos. Ele tocou a fita para um professor, que identificou os mesmos sinais.
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário