quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Serão os aerossóis os culpados ?



  O pó do deserto, compostos orgânicos voláteis de vegetação, a fumaça de incêndios,    florestais e cinzas vulcânicas são algumas fontes naturais de aerossóis.

Os climatologistas já sabem há décadas que as partículas chamadas aerossóis no ar podem ter um forte impacto sobre o clima. No entanto, apontar a magnitude do efeito provou desafiador devido às dificuldades associadas com a medição das partículas em uma escala global. 



Em breve um novo satélite da NASA" Gloria "deve ajudar os cientistas a recolher os dados necessários para dar respostas mais firmes sobre as partículas importante. Na Califórnia, engenheiros e técnicos na base aérea de Vandenberg está preparando Glória de 23 de fevereiro de lançamento. 

Os aerossóis, ou os gases que levam à sua formação, podem vir de escapamentos de veículos e ventos do deserto, de água do mar e os incêndios, erupções vulcânicas e fábricas. Mesmo exuberantes florestas, solos, ou comunidades de plâncton no oceano podem ser fontes de certos tipos de aerossóis. 


Estas imagens de microscópio eletrônico de varredura, que não estão na mesma escala, mostram a grande variedade de formas de aerossóis. Da esquerda para a direita: cinzas vulcânicas, pólen, sal do mar, e fuligem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário